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segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

[Guia] Como criar um documento de jogo Parte 1

O processo para a criação de um documento de jogo é muito parecido com a documentação de software, para quem já fez um curso na área de computação já tem uma base disso, para quem não fez nenhum curso, não precisa se desesperar, mostraremos passo a passo em postagens futuras como fazer cada parte da documentação.





Segue a baixo um modelo resumido de game design:



Titulo do jogo

Data
Nome do autor do documento

Resumo do documento
Envolvidos no desenvolvimento
Versão do documento


Índice


1. Game concept

 1.1 Resumo da história do jogo
 1.2 Descrição do jogo
 1.3 Características principais do jogo (ex: single-player, Gráficos 3D ou 2D etc.)
 1.4 Gênero do jogo
 1.5 Plataforma para o qual será desenvolvido

2. Game proposal

 2.1 Analise de mercado
  2.1.1 Público alvo
  2.1.2 Visão do mercado e principais empresas nacionais
  2.1.3 Plano de venda e divulgação

 2.2 Analise técnica
  2.2.1 Materiais e métodos usados
  2.2.2 Riscos (Criar uma tabela)
  2.2.3 Recursos necessários
  2.2.4 Metas
  2.2.5 Cronograma estimado (Tabela)

3. Game design

 3.1 História
 3.2 Roteiro
 3.3 Mecânica do jogo
  3.3.1 Descrição do game play
  3.3.2 Fluxo do jogo
  3.3.3 Personagens
  3.3.4 Elementos do game play
  3.3.5 Controles e comandos

 3.4 Requisitos funcionais e não funcionais
 3.4 Casos de uso (descritivo e diagrama)
 3.5 Outros diagramas (ex: fluxograma, classe, interação, transição de estados, etc.)
 3.6 Inteligencia artificial (caso tenha)
 3.7 Persistência (Banco ou armazenamento de dados caso tenha)
 3.8 Modo online ou coop (caso tenha)
 3.9 Interface do usuário (UI) e telas (dar preferencia a imagens)

4. Arte

 4.1 Lista de modelos 3D (Caso seja 3D)
 4.2 Som e efeitos


Referencias:
http://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-de-jogos-como-documentar-seu-codigo/29565
http://pt.slideshare.net/marcelinhoscf/exemplo-de-gdd
http://pt.slideshare.net/VictorQuiroz1/vgp-modelode-documentodegamedesign 

2 comentários: