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segunda-feira, 11 de abril de 2016

[Guia] Estudo de Desenvolvimento de Jogos 001 - Arte 2D


Estou iniciando essa série onde estarei realizando estudos relacionados a criação de jogos de forma completa, desde a arte até a programação, utilizando apenas recursos gratuitos online, e estarei postando todos os paços realizados nesse guia.
Iniciando com o básico de criação de vetores em 3D utilizando o Gimp 2 e o Inkscape que são gratuitos passando posteriormente para modelagem 3D no estilo low poly que é mais simples e depois passando para programação e uso dos motores de jogos para dar vida ao seu jogo. Como sou programadora não vou me aprofundar na parte de arte, mas estarei deixando todas minhas referencias então nada impede que você estude e vá mais a fundo, então vamos começar:
Vamos começar utilizando o Gimp para criar um mostrinho bem simples e básico:

1 - Crie um novo arquivo (Arquivo > Nova):

2 - De o tamanho que preferir:

3 - Crie uma nova camada:

4 - Usando a Ferramenta de seleção elíptica, crie um círculo:

5 - Use a Ferramenta de preenchimento para pintar o círculo:

6 - Duplique o Layer:

7 - Utilize a Ferramenta de redimensionar para diminuir a circunferência do novo layer:

8 - Em seguida use a Ferramenta de movimento para mover a circunferência para um canto como na imagem: 

9 - Duplique o Layer e leve a circunferência do novo Layer até a outra ponta:

10 - Em seguida duplique as duas Layers com as circunferências menores, mude a cor das circunferências presentes nas novas layers e diminua o tamanho de ambas deixando como na imagem:

11 - Repita todo esse processo para a criação dos olhos:

12 - Utilize cópias da parte preta do olho para fazer a boca e as sobrancelhas:

13 - Utilize as Ferramentas de redimensionamento e de rotacionar para dar formatos a ambas como na imagem:


E pronto, seu personagem está pronto, agora vamos fazer o mesmo tutorial utilizando a ferramenta Inkscape:

1 - Abra o Inkscape:

2 - Utilizando a ferramenta Elíptica crie uma circunferência: 

3 - Utilizando o Ctrl + C e Ctrl + V faça uma copia da circunferência:

4 - Utilizando a ferramenta Seletor diminua a circunferência como na imagem:

5 - Faça uma cópia da circunferência menor, e arraste para o outro lado como na imagem:

6 - Seguindo os paços anteriores e mudando de cor as circunferências, monte os olhos:

7 - Utilize uma cópia para fazer a sobrancelha:

8 - Selecione a sobrancelha e clique em Caminho > Converter em caminho:

9 - Utilize a ferramenta Editor de Nós para editar a sobrancelha:

10 - Copie e cole a sobrancelha e use a ferramenta Seletor para alterar a direção:

11 - Copie e cole outro circulo:

12 - Repita o paço 8 e 9 para dar formato a uma boca:

13 - Copie e cole a boca, diminua e mude a cor para se transformar em um dente:

E assim nosso personagem esta pronto, utilize as mesmas ferramentas para criar novas formas e treinar, até a próxima:


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