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quinta-feira, 26 de maio de 2016

[Guia] Como criar um documento de jogo Parte 3


Nessa etapa do desenvolvimento da documentação do jogo, estaremos apresentando de modo resumido como escrever o game proposal de sua documentação. Essa se trata da parte onde descrevemos a proposta de jogo, fazemos um estudo do mercado, definimos o publico alvo, criamos um plano de venda, e realizamos a análise técnica onde definimos os materiais usados, métodos usados para desenvolver o jogo etc.


2. Game proposal

 2.1 Analise de mercado


  2.1.1 Público alvo: Aqui você deve definir qual será o publico alvo para qual seu jogo está sendo criado, crianças? adultos? jovens? homens? mulheres? estudantes?
É importante saber definir o publico alvo, pois mesmo o jogo podendo atingir pessoas fora dessa definição, o foco na hora da divulgação estará aqui, divulgar seu jogo para o publico errado, pode gerar uma grande dor de cabeça e gasto desnecessário.

  2.1.2 Visão do mercado e principais empresas nacionais: Nessa parte deve ser feita uma pesquisa procurando materiais e pesquisas atuais de preferencia do ano atual. Você deve fazer uma pesquisa e um estudo de como está o mercado de jogos atualmente em seu pais e no mundo, verificar se há um crescimento, se realmente vale a pena investir tempo no projeto, procure os lados positivos e negativos do mercado, e veja quais as empresas de seu ramo e de seu nível que mais são conhecidas e funcionam. Alguns sites que podem ajudar nessa pesquisa são: Sebrae, AbraGames e Abrindo o Jogo.

  2.1.3 Plano de venda e divulgação: Nessa etapa realizamos o planejamento de como e onde o jogo será vendido, e como será feita a divulgação do mesmo.
A divulgação é algo que pode ser iniciada antes do termino do jogo, para quem está iniciando, é interessante a divulgação de imagens e videos do jogo, e até mesmo um DEMO gratuito em fóruns, redes sociais e páginas de desenvolvimento de jogos, pedindo opiniões, dicas, e criticas, como uma forma de melhorar o projeto e ao mesmo tempo divulga-lo. A divulgação paga é sempre a melhor opção, mas é indispensável a divulgação gratuita, crie páginas em redes sociais, anuncie, mostre para amigos.
Na hora de estabelecer um valor para seu produto, além de considerar todos os gastos e trabalho, é sempre bom pesquisar o valor de jogos com qualidade semelhante ao seu, se não realizar a pesquisa, e cobrar um valor absurdo por um jogo muito simples, não conseguirá vender nada. E por fim, defina os locais onde venderá seu jogo.

 2.2 Analise técnica


  2.2.1 Materiais e métodos usados: Aqui você deve definir todos os materiais que usará no desenvolvimento do jogo, como a linguagem de programação usada, os softwares, e os métodos de planejamento e desenvolvimento que usará, exemplo SCRUM.

  2.2.2 Riscos: Aqui você deve analisar todos os riscos do projeto, e criar uma tabela que separe os riscos e apresente possíveis soluções.

  2.2.3 Recursos necessários: faça uma listagem de todos os recursos que serão usados na produção de seu jogo, sejam físicos ou não.

  2.2.4 Metas: Defina suas metas.

  2.2.5 Cronograma estimado (Tabela): O cronograma deve ser definido de modo que seja possível sua conclusão, será necessário se empenhar para cumprir o cronograma, isso pode garantir que o jogo seja finalizado dentro do prazo máximo.
Um exemplo simples de cronograma:

Atividades Jan Fev Mar Abr Maio Jun
DocumentaçãoXX
Modelagem 3DXX
ProgramaçãoXXX
TestesXX


Os exemplos mostrados são bem simples, caso o projeto ou a empresa seja médio ou grande, será necessário detalhar mais cada parte do documento, e até criar cronogramas para cada parte do desenvolvimento ou cada profissional ou equipe envolvida.

Referências:
http://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-de-jogos-como-documentar-seu-codigo/29565
http://pt.slideshare.net/marcelinhoscf/exemplo-de-gdd
http://pt.slideshare.net/VictorQuiroz1/vgp-modelode-documentodegamedesign
http://www.gamasutra.com/view/feature/2911/the_game_proposal_part_one_the_.php?print=1

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