Inicio     |     Sobre     |     GitHub     |     Games     |     Contato                        

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Gamificação/Ludificação ou Jogo Sério?



Atualmente ambos são termos e práticas muito usadas, as principais áreas de aplicação são educação e divulgação, mesmo assim muitas pessoas acham que ambas são a mesma coisa, mas não são. Estarei explicando as diferenças de modo simples e resumido, para o fácil entendimento.





Lembrando que aqui estamos falando de jogos eletrônicos, a gamificação nada mais é do que o uso da ludificação, ou o uso de certos objetos de jogos (como nível, pontos, medalhas, títulos, experiencia, troféus etc.) em aplicações que não são jogos, de modo a tornar tal aplicação mais divertida e desafiadora. Alguns exemplos de aplicações que usam gamificação são a Khanacademy, Passei Direto, Duolingo, Programaê! entre outros.

Khanacademy

Já o jogo sério, ou jogo educativo, possui todas as características de um jogo para entretenimento, e ainda, possui a parte educativa ou séria. Nessa parte é mais fácil encontrarmos jogos de entretenimento que passam informações reais que podem ser consideradas educativas, do que jogos criados para ensinar, até porque misturar a parte educativa, em um jogo de entretenimento não é uma tarefa fácil, e o mesmo vale para outros tipos de jogos sérios como jogos para divulgação de serviços ou produtos que acaba sendo um pouco mais fácil, já que uma das principais formas é adicionar o produto como um item do jogo, de forma que chame a atenção de quem joga sem que ele perceba que aquilo é um jogo sério, um bom exemplo de jogo educativo é o code combat, que ainda é bem claro ser um jogo com âmbito educativo, mas utiliza muito bem os recursos de um jogo de entretenimento no estilo RPG, com varias fases/masmorras, personagens, equipamentos, armas, habilidades, e ensina programação.

Code Combat

É importante entender as diferenças, já vi muitos trabalhos acadêmicos e científicos publicados onde simples aplicações educativas que utilizavam apenas gamificação, eram chamadas de jogos ou jogo s sérios, e isso acaba contribuindo no grande preconceito que existe em relação aos jogos sérios, que quando comparados com jogos de entretenimento acabam se mostrando muito simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário