Inicio     |     Sobre     |     GitHub     |     Games     |     Contato                        

Leitura

📚 Livros e Audiolivros:





📓 Artigos, Teses, Dissertações e Trabalhos:


Cognição Artificial:

Raizer, K. (2015). "Funções executivas para aprendizado e tomada de decisão em uma arquitetura cognitiva bio-inspirada". Tese de Doutorado.

Dodd, W., Gutierrez, R., The Role of Episodic Memory and Emotion in a Cognitive Robot.

Itoh, K., Miwa, H., Matsumoto, M., Zecca, M., Takanobu, H., Roccella, S., Carrozza, M. C., Dario, P., Takanishi, A., Behavior Model of Humanoid Robots based on Operant Conditioning. (2005).

Kuppuswamy, N. S., Cho, S. H., Kim, J. H., A Cognitive Control Architecture for an Artificial Creature using Episodic Memory. (2006).

T. Deutsch, A. Gruber  , R. Lang , and R. Velik, Episodic Memory for Autonomous Agents. (2008).

Mapa, S., Borges, H. E., Modelagem de um mecanismo para formação e evocação de memórias episódicas em criaturas artificiais.

Sims, K., Evolving Virtual Creatures.

Loula, A., Gudwin, R., Queiroz, J., Synthetic approach of symbolic creatures.

Hogg, D.W., Martin, F., Resnick, M., Braitenberg CreaturesE&L Memo No. 13, MIT Media Laboratory, (1991).

Calvin, W. H., The Six Essentials? Minimal Requirements for the Darwinian Bootstrapping of Quality, Journal of Memetics 1 (1997).

Yoder, J., Yaeger, L., Evaluating Topological Models of Neuromodulation in Polyworld.

Gershenson, C., A Comparison of Different Cognitive Paradigms Using Simple Animats in a Virtual Laboratory, with Implications to the Notion of Cognition, (2002).

Zhang, Z., Franklin, S., Dasgupta, D., Metacognition in Software Agents Using Classifier Systems.

Franklin, S., Patterson, Jr. F. G.,  The LIDA Architecture: Adding New Modes of Learning to an Intelligent, Autonomous, Software Agent. Integrated Design and Process Technology, IDPT- (2006).

Isla, D., Burke, R., Downie, M., Blumberg, B., A Layered Brain Architecture for Synthetic Creatures.

Derbinsky, N., Efficiently Implementing Episodic Memory in Soar. (2008).

Mohan, S., Laird, J. E., Exploring Mixed-Initiative Interaction for Learning with Situated Instruction in Cognitive Agents.

Morgan, G. P., Ritter, F. E., Stevenson W. E., Schenck, I. N., dTank: An Environment for Architectural Comparisons of Competitive Agents. (2005).

Nuxoll, A. M., Laird, J. E., A Cognitive Model of Episodic Memory Integrated With a General Cognitive Architecture.

Nuxoll, A. M., Laird, J. E., Extending Cognitive Architecture with Episodic Memory.

Nuxoll, A. M., Laird, J. E., Enhancing Intelligent Agents with Episodic Memory.


Robótica Móvel Autônoma:


 Azzolini, R. P., Serpião, A. B. S., Navegação Autônoma de Robôs em Ambientes Aleatórios Através de Estratégias Evolutivas.X SBAI – Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, São João del-Rei – MG, (2011).

Crestani, P. R. J., Figueiredo, M. F., Zuben, F. J. Von., Controlador neural nebuloso autônomo de direção e velocidade para robôs móveis.V Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, novembro,  Canela- RS,  (2001).

Gonzalez, J. A., Maregoni, M., Controle Baseado em Algoritmo Genético para um Braço Robótico Móvel.VII SBAI/ II IEEE LARS. São Luís,  (2005).

Hoss, A., Hounsell, M. S., Leal, A. B., VirBot4u: Um Simulador de Robô usando X3D. In:I Simpósio de Computação Aplicada, Passo Fundo - RS. I SCA. Porto Alegre – RS: SBC. (2009).

Pessin, G., Osório, F., Musse, S., Nonnemmacher, V., Ferreira, S. S., Desenvolvimento de um ambiente para simulação de robótica móvel em áreas florestais. In:Anais do VI SIRC-RS, Santa Maria, RS, (2007).

Wolf, D. F., Simões, E. V., Osório, F. S., Junior O. T., Robótica Inteligente: Da Simulação às Aplicações no Mundo Real. [Tutorial] In: André Ponce de Leon F. De Carvalho; Tomasz Kowaltowski. (Org.).JAI: Jornada de Atualização em Informática da SBC. Rio de Janeiro: SBC - Editora da PUC Rio, (2009).

Computação Natural, Algoritmos Evolutivos e Vida Artificial:

Queiroz, A. L. R.; Ruiz, E. E. S.; Tinós, R. (2012). "Geração de regras por programação genética para extrair interações entre proteínas de textos". Workshop de Informática Biomédica, Semana de Informática Biomédica, Ribeirão Preto, v. 2, p.87-90. 2012.

Andrade, K. O.; Silva, A. E. A.; Crocomo, M. K. Um Algoritmo Evolutivo para a adaptação de NPCs em um jogo de ação. (2004).

Chiong, R.; Neri, F.; Mckay, R. An Artificial Life-Based Vegetation Modelling Approach for Biodiversity Research. Nature-Inspired Informatics for Intelligent Applications and Knowledge Discovery: Implications in business, Science and Engineering, (2009).

Cooper, T.; Ofria, C. Evolution of stable ecosystems in populations of digital organisms. Artificial Life VIII: Proceedings of the Eighth …, (2003).

Crocomo, M. K.; Simões, E. V. Um algoritmo evolutivo para aprendizado on-line em jogos eletr{ô}nicos. Proceedings of SBGames, Belo Horizonte, MG, (2008).

Delfino, W. D. O.; Pavarini, L. Leas online : protótipo de um jogo de mmorpg. (2011).

Gabriel, P. H. R.; Delbem, A. C. B. Fundamentos de Algoritmos Evolutivos. (2008).

Klein, J. Breve: A 3D Environment for the Simulation of Decentralized Systems and Artificial Life. Proceedings of the Eighth International Conference on Artificial Life. (2003).

Langton, C. G. Artificial Life: An Overview

Maes, P. Artificial life meets entertainment: lifelike autonomous agentsCommunications of the ACM, (1995).

Netto, M. L.; Rinaldi, L. C. A. Vida artificial: conceitos e aplicações mX SBAI – Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente. Anais...São João del-Rei. (2011).

Neves, R. P. D. O. A.L.I.V.E. Vida Artificial em Ambientes Virtuais: Uma Plataforma Experimental em Realidade Virtual para Estudos dos Seres Vivos e da Dinâmica da Vida. Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do Título de Mestre em Engenharia. (2003).

Ofria, C.; Bryson, D. M.; Wilke, C. O. Avida: A software platform for research in computational evolutionary biology. In: Artificial Life Models in Software (Second Edition).

Policarpo, D.; Urbano, P.; Loureiro, T. Dynamic scripting applied to a First-Person Shooter. Information Systems and Technologies (CISTI), 5th Iberian Conference on, (2010).

Poole, D. L.; Mackworth, A. K.; Goebel, R. Computational intelligence : a logical approach. New York: Oxford University Press, (1998).

Ribeiro, R. Ecossistemas Artificiais e suas Relações Emergentes. Mestrando em Arte e Tecnologia - PPGArte da Universidade de Brasília. (2012).

Russell, S.; Norvig, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach, 3rd edition.

Salvato, H. C., Crocomo, M. K., Criação de um Ambiente Virtual para Simulação de Aplicações de Vida Artificial.6° Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP – CINTEC. (2015).

Shea, R. et al. Cloud gaming: Architecture and performance. IEEE Network, (2013).

Teixeira, G.; Coelho, C.; Gubitoso, M. D. Geração procedimental de ambientes para jogos eletrônicos. (2014).

Zamuda, A.; Brest, J. Environmental framework to visualize emergent artificial forest ecosystems. Information Sciences, (2013).

Zuben, F. J. Von. Computação Evolutiva: Uma Abordagem Pragmática. Anais da I Jornada de Estudos em Computação de Piracicaba e Região. (2000).

Loula, A. C. (2003). "Comunicação Simbólica entre Criaturas Artificiais: um experimento de Vida Artificial". Dissertação de Mestrado.

Jogos e Jogos Sérios:

Matos, M. A. E. De, Wilson, E., & Mendes, F. Desenvolvimento e Avaliação de um Software Educacional Avaliativo Jogo do Pirata. (2004).

Passos, E. B.; Ricardo, J. Tutorial : Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D. (2009).

Scaico, P. D.; Marques, D. L.; DE Azevêdo, M. A.; Silva, C.; Vieira, S.; Neto, M. Combinando Diversão e Educação : Castelo dos Enigmas , um Jogo Sério para o Ensino de Algoritmos. (2011).

Souza , P. R. D. A.; Dias, L. R. Kodu Game Labs : Estimulando o Raciocínio Lógico através de Jogos - Sbie. (2012).

Susi, T.; Johannesson, M.; Backlund, P. Serious Games – An Overview. (2007).

Sebrae. Economia Criativa - Brasil tem o maior mercado de games no mundo. (2012).

Andrade, B. C., Domingos, A. A., Barbosa, A. C. G., Garcia, M. C. M. (2016). "Avaliação do Algoritmo A* na Heurística de Path-Planning em Ambientes de Jogos Utilizando o Motor Unity3D". Sulcomp - Congresso Sul Brasileiro de Computação.

Baffa, M. F. O., Ramalho, M. M., Moreira, G. B. S. M., Machado, A. F. V. (2016). "Construindo Jogos de Sucesso: Uma Análise de League of Legends". SBC – Proceedings of SBGames 2016.

de Paula, T. Z., Silva, A. B. P. (2015). "Desenvolvimento de Jogos Multplataforma em HTML5 com Phaser".

Silva, K. C. (2016) "A construção do bom relacionamento: estudo de caso da desenvolvedora de jogos eletrônicos Blizzard e seus jogadores" Trabalho de Conclusão de Curso.

Júnior, C. C. M., Bizon, F. C. (2016) "Criação de uma desenvolvedora de jogos: da ideia ao mercado."  Trabalho de Conclusão de Curso.

Cardoso, K. C. L. (2014) "Advergames: aplicação de jogo digital como ferramenta de marketing". Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu.



Pedagogia:



💻 Sites e páginas de projetos, cursos e materiais educativo e cientifico, revistas e links importantes:

Blogs Unicamp: https://www.blogs.unicamp.br/

Science Blogs: http://scienceblogs.com/

Science Blogs Brasil: http://scienceblogs.com.br/

MIT Press: https://mitpress.mit.edu/

Revista Fapesp: http://revistapesquisa.fapesp.br/

Universo Racionalista: https://universoracionalista.org/



Gamux: http://www.gamux.com.br/
USP Game Dev: https://uspgamedev.org/
Killer Game Programming in Java: http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/
Codes ": http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/code/index.html
MiniBoss: http://blog.studiominiboss.com/

Soar: Cognitive archtecture (http://soar.eecs.umich.edu/)
CST: Cognitive Systems Toolkit (https://github.com/CST-Group/cst)
WorldServer3D - A Virtual Environment for Experiments with Artificial Creatures (https://github.com/CST-Group/ws3d)
Proxy for accessing the ws3d (https://github.com/CST-Group/WS3DProxy)
Hindawi: https://www.hindawi.com/







🚧 Página em edição...



Um comentário: